terça-feira, 16 de julho de 2013

Anarquismo - um novo modelo capaz de substituir a esquerda e a direita



ANARQUISMO:
PENSAMENTOS E AÇÕES PARA A LIBERDADE

O anarquismo é uma filosofia política séria, com uma grande produção teórica e uma rica história de lutas sociais, organizações populares e reinvenção das práticas da liberdade.

O anarquismo não é antidemocrático, e sim radicalmente democrático. A militância anarquista tem como pilares a democracia direta, a autogestão e a horizontalidade na organização de processos coletivos de tomada de decisão. E deve-se notar que é exatamente do nosso profundo compromisso com a democracia direta que reside o principal ponto de discordância dos militantes anarquistas com partidos políticos que se identificam como "esquerda", uma vez que estes operam de maneira burocrática e vertical. Defendemos a manutenção dos nossos valores de tomada de decisão horizontal, enquanto os governos, mesmo aqueles constituídos por partidos de "esquerda", gastam muito tempo se preocupando em fazer alianças para ganhar ou manter o poder, e parecem só ouvir as pessoas quando elas saem às ruas para protestar.

O anarquismo não luta contra as instituições democráticas, mas sim pela democratização radical dessas instituições.

O anarquismo também é radicalmente oposto à todas as formas de violência e opressão. Nós lutamos contra o racismo, o sexismo, a homofobia, a xenofobia, as remoções e desapropriações forçadas (dos sem-teto nas grandes cidades, de comunidades carentes perto das obras da Copa e Olimpíadas, das dos índios em suas terras pelo Brasil afora e os da Aldeia Maracanã no Rio de Janeiro, etc) o extermínio dos jovens que vivem nas periferias, e a exploração do trabalho assalariado. Somos contra todas as formas de violência institucionalizada como asilos, prisões e quartéis, e a favor da liberdade de todas as pessoas. Os anarquistas estão sempre presentes na luta contra o fascismo em qualquer lugar do mundo, integrando as frentes anti-fascistas e lutando ao lado das populações oprimidas. Somos contra as diversas formas de violência, humilhação, preconceito, assédio, exploração e punição e nos posicionamos a favor do fim das opressões.

O internacionalismo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Internacionalismo) é um valor precioso no ativismo anarquista e que significa afirmar a experiência de compaixão, de solidariedade e de aprendizagem que supera as barreiras físicas, culturais ou linguísticas, e a identificação com toda a humanidade, independentemente de sua nacionalidade. Nós não acreditamos em fronteiras e mantemos a comunicação com muitas pessoas que também se identificam com o anarquismo, para trocar experiências sobre formas de organização e de luta contra a opressão, troca de diferentes leituras, compartilhamento de experiências, para pedir e manifestar solidariedade, assim como esperamos que outros grupos políticos dedicados à luta por justiça social também façam o mesmo. Apoiamos as populações oprimidas em todo o mundo em suas lutas contra a opressão e em favor da auto-gestão.

Condenamos qualquer ato terrorista já que o terrorismo é uma opressão e trata as vidas humanas como objetos, e nos opomos a qualquer forma de objetificação.

Finalmente, o anarquismo não é uma doutrina, e sim uma filosofia política. Nós não seguimos ordens, dogmas ou interesses de grupos empresariais, ao contrário de outros grupos políticos orientados verticalmente e baseados na punição, no medo e na obediência. Repudiamos qualquer forma de censura e violência, e convidamos todos a conhecerem mais sobre a História do Anarquismo e suas práticas de auto-gestão e democracia direta, para darmos fim aos preconceitos sobre o anarquismo e construirmos uma sociedade livre de qualquer forma de dominação e autoritarismo.

Um comentário:

  1. Olá!
    Gostei dessa postagem, e fiz um link para ela do meu blog, o Eco-Anarquismo... tudo bem?
    Abraço!

    ResponderExcluir